4 Passos pra organizar sua vida financeira

4 Passos pra organizar sua vida financeira

Você deve estar aí pensando que é impossível organizar sua vida financeira com apenas 4 passos, mas eu te digo que NÃO É IMPOSSÍVEL.

Minha experiência me mostrou que as formas de organização mais simples são as que mais funcionam porque nesse mundo frenético em que vivemos hoje as pessoas não querem perder tempo com planilhas mirabolantes, elas querem ter uma VIDA FINANCEIRA ORGANIZADA de forma prática e simples de executar.

É isso que eu quero te entregar nesse artigo, um passo a passo pra organizar sua vida financeira de forma simples, mas que funcione de verdade.

Entenda e execute cada passo a seguir:

1- Tenha um orçamento simples:

Liste suas receitas e despesas de forma simples, essa é uma tarefa que não tem como fugir, mas que não precisa ser complicada. É melhor ter uma planilha simplificada em que você pode identificar o quanto recebe e o quanto gasta do que não fazer planilha nenhuma e continuar sem fazer a menor ideia de quanto entra e quanto sai.

2- Estabeleça limite de gastos:

Depois de calcular todas as receitas e despesas você vai conseguir identificar onde estão seus maiores gastos e poderá ajustar seu orçamento estabelecendo limites para esses gastos. Você pode estabelecer o limite mensal e então dividí-lo proporcionalmente entre as semanas do mês, assim você terá um limite de gasto semanal para cada área de consumo, como por exemplo, alimentação, transporte, lazer, etc.

3- Crie estratégias para economizar:

Se você identificou gastos exagerados com algumas coisas e julga que precisa reduzí-los pense em estratégias para isso. Busque sempre o equilíbrio porque economizar fazendo sacrifícios exagerados não dura muito, em algum momento você acaba enfiando o pé na jaca e toda economia anterior vai por água abaixo.

Vou dar alguns exemplos pra você entender melhor:

– Se você tem gastado muito com hobbies e passeios em família, pode criar estratégias para ter os mesmos benefícios gastando menos. Por exemplo: ao invés de ir no cinema toda semana, vá uma vez ao mês no cinema e assista outros filmes em casa com a família reunida, pipoca, refrigerante e brigadeiro. Tenho certeza que será tão divertido quanto o cinema e muito mais barato.

– Se você sai com os amigos todos os fins de semana passe a fazer isso uma semana sim outra não. No fim de semana que você não for sair convide alguns desses amigos para sua casa, façam uma noite de petiscos e dividam os gastos, assim todos economizam e se divertem juntos.

– Se você for do tipo consumista e adora uma roupa nova, sapatos ou acessórios não pare de comprar tudo de uma hora pra outra, mas crie limite para esse consumo. Se você compra 4 peças todos os meses, reduza pra duas, depois 1, até conseguir comprar apenas quando precisar verdadeiramente. Não aconselho que corte tudo de uma hora pra outra, pois em algum momento você pode não resistir e fazer aquela compra de 10 peças de uma vez só.

4- Controle seu dinheiro:

Mantenha o controle sobre seus gastos. Se você estipulou uma meta, cumpra! Não dá pra ficar adiando a realização dos seus sonhos porque você extrapolou um limite aqui e outro ali.

Agora você já tem um orçamento estabelecido e sabe aonde deve economizar e até onde pode ir com seus gastos, tenha autodisciplina e cumpra o seu orçamento pois só você pode fazer isso pelos seus objetivos.

O segredo de uma vida financeira organizada não é um planejamento extremamente complexo, mas sim o simples bem executado pois o mais importante está na disciplina de cumprir o orçamento em prol do seu objetivo financeiro.

mm
Juliana Castro

Consultora financeira, especialista em controladoria e finanças, mentora e idealizadora do projeto Rica Mente - Inteligência Financeira para Mulheres, que ensina finanças de forma descomplicada para que todas possam fazer, controlar e multiplicar o seu dinheiro de forma eficiente através da inteligência financeira.

Deixe uma resposta