fbpx

Sucesso financeiro: como alcançá-lo?

Sucesso financeiro: como alcançá-lo?

Para alcançar o sucesso financeiro é preciso fazermos uma análise profunda de nós mesmos e compreender nossas crenças financeiras e nossos porquês.

Todos nós temos uma percepção sobre dinheiro seja ela positiva ou negativa, que nos leva ao sucesso ou ao fracasso financeiro.

Sendo assim todos temos uma mentalidade financeira que é constituída por nossa percepção de mundo e nossas crenças. O que nos diferencia é que em alguns de nós são cultivadas crenças limitantes e em outros crenças fortalecedoras.

Suas crenças financeiras foram construídas em você no decorrer de sua infância e adolescência através do que você via, ouvia e sentia com relação a sua vida financeira e hoje seu sucesso financeiro está diretamente ligado a isso. Se quiser saber mais sobre mentalidade de riqueza acesse: http://aricamente.com.br/wp-admin/post.php?post=301&action=edit

As chamadas crenças limitantes são aquelas crenças negativas que te fazem ter uma visão ruim em relação ao dinheiro. Quando o assunto é finanças pessoais elas só puxam você pra baixo e te impedem de chegar aonde deseja. Te fazem acreditar que você não é capaz de conquistar seus objetivos, que ter dinheiro é algo ruim, que pessoas ricas não prestam, que enriquecer é impossível… Enfim, todo tipo de pensamentos ruins em relação ao dinheiro.

Já as crenças fortalecedoras são as crenças positivas que te impulsionam, que te fazem acreditar na sua capacidade de construção de riqueza, ter uma visão positiva com relação ao dinheiro e enxergar a riqueza como algo bom que te proporciona uma vida digna, com segurança, conforto e experiências felizes ao lado de quem você ama. São essas crenças que te levam a alcançar o sucesso financeiro verdadeiro.

As crenças formam nossa mentalidade, por isso também existem dois tipos de mentalidade financeira, a mentalidade Rica (focada na abundância) e a mentalidade Pobre (focada na escassez). Quando você identifica que tem uma mentalidade de escassez e quer mudar esse quadro pra uma mentalidade de abundância é preciso ter determinação e atitude para fazê-lo.

Se eu pudesse escolher 3 fatores principais que vão te ajudar a fazer isso eu diria que são: acreditar verdadeiramente na sua capacidade, buscar conhecimento de forma contínua, e se questionar sobre seus pensamentos e atitudes relacionadas ao dinheiro.

Por incrível que pareça o terceiro maior medo do mundo é ter dinheiro. O primeiro é a morte, o segundo é falar em público e o terceiro é ter muito dinheiro. As pessoas dizem querer ser ricas, mas no fundo a maioria delas tem medo de ter dinheiro e nem sabem disso.

Nosso cérebro nos protege instintivamente daquilo que nos causa medo ou risco, portanto se você tem medo do dinheiro o seu cérebro age para que você se livre do dinheiro, e isso acontece inconscientemente, é instinto de proteção. Então você precisa se questionar sobre isso, trabalhar essas questões internamente e descobrir verdadeiramente quais são as crenças que estão te impedindo de prosperar. Questione-se:

Eu tenho medo de ter dinheiro?

Eu quero mesmo alcançar a riqueza?

Como eu me sentiria se eu tivesse 10 milhões na conta hoje?

O que isso poderia me trazer de positivo e de negativo?

Qual o motivo real de eu querer construir riqueza?

Se questionar é fundamental, as respostas já estão aí dentro de você, basta você encontrar. Acredite na sua capacidade, busque conhecimento e questione-se para encontrar suas próprias respostas.

E principalmente, faça isso com constância, porque a construção de riqueza é algo gradativo, por isso o seu investimento em autoconhecimento e em sabedoria para lidar com as finanças também tem que ser contante.

mm
Juliana Castro

Juliana Castro é especialista em finanças, administradora por formação e treinadora por vocação. É palestrante e criadora do treinamento Rica Mente que ensina pessoas a fazer, controlar e multiplicar o seu dinheiro de forma inteligente.

Deixe uma resposta