Como utilizar metas SMART no alcance dos seus objetivos

Como utilizar metas SMART no alcance dos seus objetivos

Quando falo sobre metas financeiras ouço muitas pessoas dizerem que isso é impossível pra elas, e que se mal conseguem cobrir seu custo de vida jamais vão conseguir juntar dinheiro para realizar seus sonhos.

Tenho consciência de que grande parte dos brasileiros se sente assim em relação a sonhos e planejamento futuro por não terem perspectivas positivas. Tentam pensar apenas no agora, em atender suas necessidades imediatas, porque não acreditam numa realidade futura abundante. Então, tentam fazer o seu presente o mais “confortável” possível.

Acredito que a base para a realização de um grande objetivo consiste em dividí-lo em pequenas metas alcançáveis em curto, médio e longo prazo porque a cada conquista você é motivado e se sente mais forte pra continuar..

Para você compreender melhor como funciona ela divisão de metas vou dar um exemplo:

Imagine uma jovem que tem o objetivo de comprar um apartamento mas não sabe como fazer isso porque é algo muito grande e complexo do seu ponto de vista atual. Se ela transformar esse objetivo em metas menores como: escolher o bairro onde quer morar, definir qual o tamanho do apartamento que ela quer, pesquisar o valor desse tipo de imóvel na localidade escolhida, decidir se vai comprar pronto ou na planta, determinar o valor que ela vai poupar (mensalmente e anualmente), encontrar um investimento adequado ao seu perfil para multiplicar esse dinheiro durante o tempo em que ela estiver poupando, definir o prazo para realizar a compra do apartamento, buscar meios de aumentar sua renda para conseguir poupar mais, otimizar seu orçamento financeiro para economizar e assim sobrar mais dinheiro para investir, etc.

Todas essas pequenas metas compõem o grande sonho de comprar o apartamento, mas fazendo isso o objetivo deixa de ser algo tão complexo e inatingível para se tornar algo realizável.

Gosto de usar esse exemplo pra te mostrar que qualquer sonho pode estar ao seu alcance se tiver disciplina e comprometimento, o que não funciona é continuar acreditando que seus sonhos são grandes demais pra você.

Nosso cérebro é condicionado pelo foco e quando estamos verdadeiramente focados em realizar algo, ele se torna um radar que busca em todo o tempo as oportunidades que nos conduzirão à realização desse objetivo, mas para isso é necessário deixar bem claro para seu cérebro que objetivo é esse e porque você quer realizá-lo. Daí a importância de ter clareza dos objetivos que deseja atingir.

Metas SMART

Existe uma técnica conhecida como METAS SMART, que defende que para serem eficazes as metas deve atender a 5 requisitos, ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Quando falo em meta ESPECÍFICA, quero dizer que ela deve ser prática e objetiva, para que seu cérebro a compreenda claramente e entenda o que deve ser feito com facilidade.

Já no quesito MENSURÁVEL, é preciso que você tenha como medir a realização dessa meta, pois quando você consegue medir seus resultados cria consciência da sua capacidade e isso é um fator motivador para que você continue.

É extremamente importante que suas metas sejam ATINGÍVEIS, pois se você estabelece uma meta muito fora de sua realidade e não a alcança, isso pode gerar uma frustração, fazendo com que você desista do seu objetivo maior. Daí a importância de se estabelecer metas desafiadoras porém atingíveis, esse é o equilíbrio ideal. Assim você se move para fora da zona de conforto em busca do seu objetivo de uma forma motivadora.

Quanto à RELEVÂNCIA da meta, é algo muito particular pois o que é importante pra mim pode não ser pra você, e vice-versa. Então, antes de estabelecer uma meta para si, reflita qual o significado disso pra você e o quanto será relevante para sua vida e para as pessoas que te cercam.

Por fim, mas não menos importante, você deve estabelecer metas TEMPORAIS, ou seja, com prazo determinado para serem cumpridas.

Quando se tem prazo para o alcance das metas seu cérebro se sente instigado a cumpri-las, impulsionado você para a ação. Por isso é extremamente importante estabelecer a data específica em que você irá cumprir cada meta. Saiba mais sobre isso aqui: http://aricamente.com.br/wp-admin/post.php?post=185&action=edit

Agora que você já conhece a técnica de smartirização de metas não tem mais desculpas para não alcançar seus objetivos. Então, vai lá e faz!

mm
Juliana Castro

Consultora financeira, especialista em controladoria e finanças, mentora e idealizadora do projeto Rica Mente - Inteligência Financeira para Mulheres, que ensina finanças de forma descomplicada para que todas possam fazer, controlar e multiplicar o seu dinheiro de forma eficiente através da inteligência financeira.

Deixe uma resposta