fbpx

Como eliminar vícios de consumo

Como eliminar vícios de consumo

Falar de vícios de consumo é algo realmente desafiador pois na maioria das vezes quem realmente tem um vício de consumo não gosta de admitir isso por trazer a tona suas dores. Muitas vezes sentem vergonha, culpa ou frustração pois sabem que estão consumindo algo em uma escala desproporcional à sua necessidade e muitas vezes à sua capacidade de pagamento também.

Conheço diversos casos em que os vícios de consumo levaram pessoas a problemas financeiros realmente graves que algumas vezes se traduziram em outros problemas como transtornos emocionais, problemas conjugais e familiares.

Por isso, vamos falar de vícios de consumo sem tabu, de forma clara, simples e sem julgamento.

Abaixo seguem 3 passos práticos para eliminar os vícios de consumo. São passos simples que você pode executar sozinho tranquilamente, só precisa de determinação e atitude constante.

Tratando vícios de consumo:

1- Identifique qual item você mais consome

Se você está lendo esse artigo é porque provavelmente há um item em especial que você consuma deliberadamente e quer eliminar esse vício de consumo da sua vida.

Vamos usar um exemplo: suponhamos que seu vício de consumo sejam sapatos. Todo mundo precisa deles, mas no seu caso você os compra em excesso, gastando mensalmente em torno de 500,00 comprando de 2 a 3 pares de sapato, todos os meses.

Isso é um vício de consumo, porque apesar de todos nós usarmos sapatos, não há necessidade de comprar todos os meses.

Então, anote aí qual o item que você consome em excesso e quanto você gasta mensalmente com isso. Pode rever a fatura do cartão, o extrato bancário… O importante é que você saiba exatamente o valor que esse comportamento tem tomado de você todos os meses.

2- Estabeleça um limite mensal de consumo desse item

Agora que você já sabe o prejuízo e tomou consciência de que não precisa gastar tanto com isso todos os meses está na hora de começar a contenção.

Estabeleça um limite mensal de gasto com esse item, de no máximo 50% do valor que você gasta atualmente.

Acredite, cortar o consumo de uma hora pra outra não será eficaz. Por isso, meu conselho é que você reduza isso pela metade e depois vá reduzindo mais 50% disso mensalmente até conseguir eliminar o vício e só comprar esse item quando realmente precisar.

Portanto, se você gastava 500,00 comprando sapatos seu limite cairá pra 250,00 depois para 125,00 e assim por diante até não comprar mais por vício e sim quando realmente for necessário. Normalmente 3 meses é suficiente para cortar o vício e criar o hábito de se controlar na hora das compras.

Quando isso acontecer lembre-se sempre de estipular o limite para a compra do item (o suficiente para uma compra) antes de sair para comprá-lo assim evita de cair na tentação e comprar vários de uma vez só.

3- Quando for comprar repense

Para concluírmos use a técnica do questionamento na hora da compra. Por exemplo: antes de tomar a decisão por comprar um novo par de sapatos você deve repensar

– Quantos desse item você já possui em casa?

– Quantos deles você realmente utiliza?

– Qual a utilidade desse novo par que outro que você já tem não possa atender?

– Como você poderia utilizar esse dinheiro gasto com o sapato para proporcionar uma experiência feliz com as pessoas que você ama? (um jantar, uma ida ao cinema, um passeio…)

Esses questionamentos te ajudarão a se conter e a enxergar que há coisas muito mais prazerosas de serem vividas do que a simples satisfação de uma compra que não é necessária.

Se você identificou que possui algum vício de consumo siga esses passos para eliminá-lo de sua vida. Se não conseguir fazer isso sozinho procure ajuda especializada, mas não permita que esse vício de consumo te cause transtornos maiores.

Lembre-se que para eliminar um vício de consumo com sucesso é preciso determinação e constância.

E se quiser obter mais ajuda, me siga nas redes sociais e acompanhe os conteúdos do blog. Se você aplicar verdadeiramente o que eu ensino aqui não tem como você não obter exito nos seus objetivos.

mm
Juliana Castro

Juliana Castro é especialista em finanças, administradora por formação e treinadora por vocação. É palestrante e criadora do treinamento Rica Mente que ensina pessoas a fazer, controlar e multiplicar o seu dinheiro de forma inteligente.

Deixe uma resposta