fbpx

3 Dicas pra economizar de verdade

3 Dicas pra economizar de verdade

A maioria das pessoas busca economizar dinheiro por algum motivo, uns para quitar dívidas, outros para investir, ou até mesmo para conseguir dar conta de pagar todas as suas despesas. Mas, o que importa não é o motivo pelo qual você economiza o seu dinheiro, e sim, saber se realmente essa economia está funcionando.

Porém, economizar não é só para essas pessoas, é para todos. Nunca é bom desperdiçar o seu dinheiro, não importa quanto você tenha, pois ele foi conquistado através de seu esforço e trabalho, e não merece ser desperdiçado.

Engana-se quem pensa que economizar é apenas para os pobres, pois os ricos também economizam muito, tanto que são ricos. Se esbanjassem dinheiro por aí não teriam acumulado suas riquezas, pois para quem não sabe cuidar do que possui, nunca há dinheiro que baste.

Você percebe a importância da economia de acordo com que vai desenvolvendo sua inteligência financeira e percebendo os resultados que isso te trás.

Para que você consiga economizar de verdade, quero te contar quais são as 3 dicas mais eficientes que eu uso no meu dia a dia para economizar.

1- Compre somente aquilo que você realmente precisa!

Você deve estar aí pensando — Juliana, mas eu sempre fiz isso — Pois é, mas será que você faz da forma certa, ou as vezes compra por impulso pensando que é por necessidade?

Um bom cenário para ilustrar esse tipo de compra ilusória são as promoções. Muitas vezes vemos promoções extraordinárias nas lojas e supermercados e aí você pensa: já que está na promoção vou levar, ou ainda, vou aproveitar a promoção e fazer logo um estoque.

Será que você precisa mesmo daquele produto? Mesmo que você o utilize em seu dia a dia, será que precisa mesmo comprar um monte de uma só vez?

O que mais acontece é pessoas gastando seu dinheiro em promoções de coisas que elas não utilizam ou em quantidades que elas não precisam.

Quando você compra uma roupa só porque está na promoção, e depois acaba não utilizando porque nem gostou tanto assim, isso é desperdício de dinheiro. Quando compra um produto que você realmente usa, mas em uma quantidade que não consegue dar conta de utilizar tudo dentro do prazo de validade, também é desperdício. Quando compra algo que acha que precisa, mas que no fundo só comprou porque está na moda ou porque seus amigos têm, é um desperdício.

Repense seus hábitos de consumo e analise se realmente precisa do que está comprando, ou se apenas quer acreditar que precisa para criar um mecanismo de auto permissão para comprar algo que é apenas um objeto de desejo, e que na verdade não te faria falta alguma se não o comprasse.

2- Pesquise antes de comprar

Uma boa opção para quem quer economizar é pesquisar os preços em diferentes lojas antes de efetuar a compra.

Pode parecer algo trabalhoso procurar um produto em diferentes lojas, mas com certeza é uma opção que pode te proporcionar mais economia do que comprar na primeira loja que entrar.

Pesquisando você pode descobrir diferenças consideráveis nos preços do mesmo produto em diferentes lojas. E até mesmo encontrar soluções mais baratas para o que você precisa, que sozinho você nem teria imaginado. Já aconteceu algumas vezes comigo, e isso ocorre porque os vendedores possuem uma experiência maior sobre o produto do que os consumidores.

Eles lidam diariamente com diversos tipos de consumidores que buscam o mesmo produto que você para diferentes objetivos. É isso que os proporciona experiência e os faz oferecer diferentes opções que se encaixem melhor a cada perfil de consumidor.

Caso você vá comprar um produto na internet isso é ainda mais fácil, pois já existem buscadores, como o Zoom e o Buscapé, que fazem essa pesquisa e te mostram as opções de lojas e preços que oferecem o produto que você procura, e algumas opções alternativas a ele.

Caso vá comprar em uma loja física você pode pesquisar em shoppings e outros centros comerciais que possuam várias lojas que vendam o produto, assim você pode pesquisar e negociar com diversos vendedores e optar por aquele que te ofereça as melhores condições de compra de acordo com o que você precisa.

3- Peça descontos

O hábito de pedir descontos também é muito eficaz, e pode te fazer economizar boas quantias. Uma boa forma de fazer isso é sempre pedir descontos em todas as suas compras, principalmente se for pagar à vista.

Quando precisar comprar algo primeiro pergunte ao vendedor o valor do produto, em quantas vezes poderá parcelar o pagamento, e se há inclusão de juro para esse parcelamento.

Hoje em dia a maioria das lojas oferece um parcelamento razoável sem a inclusão de juro, então se a loja que você for comprar te cobrar alguma taxa para parcelar o pagamento, vale a pena pesquisar em outras lojas, pois é bem provável que encontre alguma que não te cobre esse juro.

Depois de encontrar a loja com as melhores condições entra a parte da negociação, vulgo CHORO. Converse com o vendedor e peça um desconto para comprar o produto. Não tenha vergonha de pedir desconto, porque isso trará um benefício financeiro a você, a economia do seu dinheiro.

E se acaso você puder comprar o produto à vista poderá fazer uma economia ainda maior. Faça o seguinte: depois que já souber o valor do produto e o parcelamento, pergunte ao vendedor qual desconto ele te dará se você pagar o produto à vista. Muitos vendedores dizem: esse já é o valor de à vista do produto, não posso dar mais desconto.

Aí vem o PULO DO GATO!!!

Você simplesmente responde: se eu posso pagar esse mesmo valor parcelado em X vezes sem acréscimo de juro, não terei benefício nenhum se pagar o mesmo valor à vista. Então, vou procurar outra loja que me dê um desconto no pagamento à vista. Daí, ou ele vai finalmente te oferecer um desconto, ou você vai buscar uma loja que te dê o desconto.

Tenho certeza que você vai encontrar uma loja que te ofereça um ótimo desconto porque a maioria dos lojistas preferem vender à vista dando um desconto do que vender parcelado tendo que esperar para receber das operadoras e ainda perder uma porcentagem do valor da venda para elas.

É isso, se você gostou compartilhe esse artigo para que mais pessoas consigam economizar de forma eficiente.
Até a próxima!

mm
Juliana Castro

Juliana Castro é especialista em finanças, administradora por formação e treinadora por vocação. É palestrante e criadora do treinamento Rica Mente que ensina pessoas a fazer, controlar e multiplicar o seu dinheiro de forma inteligente.

Deixe uma resposta